4 de setembro de 2009

Início das aulas/ Gripe A


" O início do ano lectivo é motivo de stress para crianças e pais e este ano a pressão é maior com a ameaça de contágio da gripe A."

"Os pediatras aconselham também os pais a ensinar aos filhos, quando estes são ainda pequenos, os cuidados que devem ter com as regras básicas de higiene e esses ensinamentos podem ser feitos com actividades lúdicas, mais facilmente apreendidas pelas crianças. Gomes Pedro, director do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, defende que, através das brincadeiras, as crianças apreendem a mensagem. "Todas as estratégias de ensinamento são importantes e válidas e os pais podem, através das actividades lúdicas, ensinar aos filhos os cuidados a ter, como lavar muitas vezes as mãos, tapar o espirro quando estiver para espirrar."
Dada a facilidade do contágio do novo vírus da gripe, que pode ser transmitido através da partilha de material didáctico e brinquedos, o pediatra defende que as escolas e jardins-de-infância devem ter à disposição das crianças equipamento e material lavável.
Gomes Pedro apela ainda a um clima de tranquilidade que os pais devem sentir e transmitir aos filhos. "Não há razão para grandes ansiedades. Os pais devem explicar aos filhos que se eles adoecerem ou os colegas da escola ficarem doentes, esse estado irá passar e voltarão à escola ao fim de uns dias."

Notícia retirada daqui: Aqui

Mais informações sobre a gripe A:
Guia sobre a Gripe A - Visão
Direcção Geral de Saúde


Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin