Ter um amigo imaginário promove o desenvolvimento linguístico e as capacidades de comunicação das crianças.
"Um estudo realizado na Nova Zelândia veio descansar os pais: os amigos imaginários das crianças são mesmo amigos, ou seja, não são sinal nem causa de qualquer problema. Pelo contrário, podem trazer benefícios para o desenvolvimento das crianças. "
"Verificou-se que essas crianças, que conversavam habitualmente com os seus companheiros invisíveis, tinham capacidades narrativas mais desenvolvidas do que as outras crianças. A avaliação centrou-se no vocabulário e na capacidade de contar uma história conhecida a um boneco e também um acontecimento real, como um programa familiar. "
Posto isto, fica o conselho: nunca desencoraje o seu filho quando está a conversar com o seu amigo imaginário ou quando vem contar-lhe coisas sobre ele. Nunca lhe diga que ele não existe. Pelo contrário encoraje o seu discurso, pois está a promover as suas capacidades linguísticas e de comunicação. E quem sabe a promover o seu sucesso escolar... O estudo foi publicado no último número da revista Child Development.
Para ler artigo completo: O meu amigo imaginário (com opinião do Dr Mário Cordeiro
Mais informação:
Sem comentários:
Enviar um comentário